sábado, 24 de setembro de 2011

Ederaldo Gentil - Samba, canto livre de um povo (1975)

Saudações,

Ederaldo Gentil, sambista baiano de 1943, um compositor geralmente deixado de lado na história, como muitos, infelizmente.

Ederaldo chegou a jogar futebol para ganhar dinheiro, era meia-esquerda no Esporte Clube Guarany, e dizem que já chegou a treinar no Vitória, mas enfim, vamos ao samba.

Esse disco foi resultado do sucesso de seu primeiro compacto simples, que trazia as composições "O ouro e a madeira" e "Triste samba", gostaria muito de saber quem fez a orquestração desse disco, que é linda!

Destaco nesse disco o grande sucesso "O ouro e a madeira", nela, harmonia, melodia e letra estão perfeitamente combinadas. Mas o disco traz outras grandes composições que poderiam ser trabalhadas em postagens únicas.

Vale a pena dar uma pesquisada sobre Ederaldo Gentil, principalmente no site www.samba-choro.com.br, um dos poucos lugares onde achei informações sobre ele.

Recomendo demais esse disco, é um convite à gostar de samba.

Download: Ederaldo Gentil - Samba, canto livre de um povo

1. A saudade me mata
2. Samba, canto livre de um povo
3. Fevereiro eu volto
4. O ouro e a madeira
5. Miro pandeiro de ouro
6. Eu e a viola
7. Dia de festa
8. Barraco
9. Rose
10. Pam-pam-pam
11. Amargura
12. Ladeiras 

Abraços.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cartola - Ao Vivo (1991)

Saudações,

Olá pessoal, vocês deve estar se perguntando como é possível um disco ao vivo do Cartola de 1991, sendo que ele morreu em 1980 aos 72 anos. Pois bem, explico.

Na verdade o disco foi gravado em 1978 no Ópera Cabaré em SP, mas segundo o site "Discos do Brasil" o LP é de 1991, e o CD de 2000 com o título "Cartola - Seu último show ao vivo". Na minha discografia do Cartola consta 1982, mas independente da data, o disco está ai.

Na minha opinião é o melhor disco do cartola, não só pelo clima de ser o último, mas pelo time do show: José Pinheiro no 7 cordas; Lúcio França no cavaquinho; Silvio Modesto e Zequinha no rítmo, além de Evandro do bandolim, que na minha opinião, fez desse disco um dos melhores discos de contraponto de bandolim no samba. Me motivo como bandolinista cada vez que ouço uma música desse disco.

As músicas são as clássicas do Cartola, impossível não gostar desse disco.

Download: Cartola - Ao vivo

1. Alvorada (Cartola / Carlos Cachaça / Hermínio Bello de Carvalho)
2. O mundo é um moinho (Cartola)
3. Sim (Cartola / Oswaldo Martins)
4. Acontece (Cartola)
5. Amor proibido (Cartola)
6. As rosas não falam (Cartola)
7. Verde que te quero rosa (Cartola / Dalmo Castelo)
8. Peito vazio (Cartola / Elton Medeiros)
9. Alegria (Cartola / Gradim)
10. O inverno do meu tempo (Cartola / Roberto Nascimento)

obs: Arrepia saber que a última música gravada na vida do Cartola foi "O inverno do meu tempo".

Abraços.

domingo, 18 de setembro de 2011

Quarteto em Cy & MPB 4 - Bate-Boca (1996)

Saudações,

Olá pessoal, o disco de hoje me agradou pelos arranjos vocais, óbvio, afinal temos Quarteto em Cy com MPB 4, e como se já não bastasse isso, o disco só tem canções de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

Dois grupos importantíssimos da mpb em termos de formações vocais, belos arranjos. O disco foi gravado por uma verdadeira orquestra de ótimos músicos, regidos por Dori Caymmi, aconselho que pesquisem no site "Discos do Brasil" (tem o link no fim da página).

A música que mais gosto nesse disco é "Falando de Amor", do Tom Jobim, pra quem se lembra ela foi abertura da novela "Por Amor" em 1997.

Download - Quarteto em Cy & MPB 4 - Bate-Boca

Abraços.

domingo, 11 de setembro de 2011

Raul de Souza - À vontade mesmo (1965)

Saudações,

Olá pessoal, esse disco do Raul de Souza, também conhecido como "Raulzinho" foi lançado em 1965, e em 2006 foi reeditado. Uma mistura muito boa de jazz e bossa nova instrumental. Pra quem conhece, Raul é um dos principais nomes do trombone brasileiro, e um dos únicos, se não o único, a fazer sucesso no exterior.

Esse disco é um prato cheio pra quem gosta de relaxar ouvindo uma boa música instrumental. Bem legal.

Li algumas coisas sobre o Raul de Souza ser o principal e talvez o melhor trombonista brasileiro, tudo bem, respeito, talvez possamos separar por estilo, mas eu não gosto de deixar nem o Zé da Velha nem o Raul de Barros pra trás nessa história.

Mas tudo bem, aqui estamos falando de jazz e bossa nova, um belo disco, pra ser apreciado talvez com um bom vinho e queijo.

Download: Raul de Souza - À vontade mesmo

Aqui a primeira música do disco:

Raul de Souza - À vontade mesmo


Abraços.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Especial - Os Grandes Sambas da História - 1 (1997)

Saudações,

Olá pessoal, inicio hoje uma série de postagens especiais entre as postagens habituais. Nessa primeira série teremos uma coletânea de 40 discos de samba, chamada "Os grandes sambas da história".

Uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o samba, vamos aprender muita coisa juntos.

O primeiro disco da coletânea traz alguns sucessos dos primeiros grandes sambas, vou destacar dois.

"Pelo telefone", primeiro samba gravado da história, tem a autoria de Donga, apesar de controvérsias e histórias de que foi composto por vários sambistas em reuniões na casa da Tia Ciata, uma baiana com importância fundamental na "construção" da história do samba. "Os compositores pioneiros do samba... frequentaram, sem exceções, as casas das famosas baianas festeiras, espaços de acolhida material, espiritual e cultural importantíssimos para a história da cultura negra e do samba" (André Diniz, Almanaque do Samba).

"Palpite infeliz", de Noel, dispensa comentários, é fruto de uma possível briga com o também compositor Wilson Batista. A "cronologia" da briga seria "Lenço no pescoço" - Wilson / "Rapaz folgado" - Noel / "O mocinho da vila" - Wilson / "Feitiço da vila" - Noel / "Conversa fiada" - Wilson / "Palpite infeliz" - Noel. Teremos ainda um post só para falar dessa discussão "sambística".

Portanto temos aqui:

Música (Compositor(es)) - Intérprete(s) / Ano da gravação.

1. Pelo telefone (Donga) - Almirante, Pixinguinha e Grupo / 1955
2. Batuque na cozinha (João da Baiana) - Martinho da Vila / 1972
3. Cabritada mal sucedida (Geraldo Pereira e Wilton Wanderley) - Geraldo Pereira / 1953
4. Feitio de oração (Noel Rosa) - Maria Bethânia / 1965
5. Se você jurar / Pra me livrar do mal (Ismael Silva) - Ismael Silva / 1973
6. Abre a janela (Orlando Silva) - Orlando Silva / 1938
7. Patrão, prenda seu gado (João da Baiana) - Martinho da Vila / 1974
8. Acertei no milhar (Geraldo Pereira e Wilson Batista) - Jorge Veiga / 1971
9. Palpite Infeliz (Noel Rosa) - Aracy de Almeida / 1935
10. Se acaso você chegasse (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) - Ciro Monteiro / 1938
11. Eu gosto da minha terra (Randoval Montenegro) - Carmen Miranda / 1930
12. Canta Brasil (Alcyr Pires Vermelho e David Nasser) - Cauby Peixoto e Ângela Maria / 1992

Download - Os grandes sambas da história (volume 1)

Aprecie o samba, o interesse por sua história será inevitável.

Abraços.

domingo, 4 de setembro de 2011

Waldir Azevedo - Um cavaquinho acontece (1960)

Saudações,

Olá pessoal, hoje o post é dedicado aos meus amigos cavaquinistas e aos amantes do choro. O disco de hoje é o "Um cavaquinho acontece" do Waldir Azevedo, um disco muito bom de se ouvir com várias coisas legais pra se curtir.

Pelo que sei esse álbum de 1960 é uma coletânea de sucessos gravados em outros trabalhos do Waldir, nele temos os clássicos "Delicado", "Brasileirinho", "Pedacinhos do Céu", entre outros.

O que mais gosto nesse disco é a sonoridade das músicas, todo aquele ar clássico da composição original, e os sentimentos que o Waldir passa nas suas interpretações, além dos acompanhamentos especiais em algumas músicas como "Contando Tempo" por exemplo.

Esse é um disco pra ter na prateleira.

Uma coisa legal que quero destacar aqui é o site do Waldir, da pra passar um bom tempo nele lendo informações do compositor, além de algumas curiosidades interessantíssimas.

Pra quem não conhece o site, aqui está: www.waldirazevedo.com.br. Reparem na música de fundo do site, chama-se "Eterna Melodia", em breve farei um post para falar mais dela, mas não deixem de apreciá-la no site.

Download: Waldir Azevedo - Um cavaquinho acontece

Uma clássico, nada mais a dizer.

Waldir Azevedo - Pedacinhos do Céu (em uma gravação de 1968)

 

Abraços.