quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Geraldo Filme - Geraldo Filme (1980)

Saudações,

Galera, me desculpem a demora, mas estou aqui novamente.

Hoje quero falar um pouco sobre Geraldo Filme, e dedico esse post ao pessoal das oficinas de prática de samba, as próximas oficinas estarão recheadas de samba paulista.
Eu conheci o samba de Geraldo Filme em 2008, em uma disciplina do curso de música, a primeira música que ouvi foi "A Morte de Chico Preto", virou hit com o pessoal da minha sala, me interessei, e procurei ouvir mais coisas.

Achei um disco do Geraldo e ouvi muito, aliás, ouço até hoje, e sempre recomendo a muita gente. Seus sambas começaram a fazer parte do meu repertório, e foi dele a primeira música que eu cantei em um barzinho, "Silêncio no Bixiga".

Essa música fala sobre a morte de um Mestre de Bateria da Vai-vai, seria na época o Cordão do Vai-vai, conhecido como Pato N'agua, seu nome era Wálter Gomes de Oliveira. Já li várias histórias sobre sua morte para entender melhor a música, e uma das melhores versões que achei está nesse blog, muito legal. Eu não quero copiar ou escrever aqui o que diz lá, eu prefiro indicá-lo à vocês.

Meu interesse aqui é mostrar a música, contar um pouquinho da história, o suficiente para deixá-los interessados em ler mais, e direcioná-los à fonte.

Por isso deixo aqui o link da postagem do blog "Vermute com Amendoim" e coloco o áudio desse belo samba.

Ah sim, e não posso me esquecer, aqui está o link do disco que falei do Geraldo, vale MUITO A PENA ouvir.

Baixar o disco

Geraldo Filme - Silêncio no Bixiga

obs: Não achei um áudio no youtube com a gravação do Geraldo, achei da Beth Carvalho, está bem fiel à original, então reforço o pedido pra que baixem o disco do Geraldo e apreciem esse samba.


Abraços !

Um comentário:

  1. Bom demais, é realmente raro quem conheça ou fale sobre a obra de Geraldo Filme. Enfim ele é mais um dos que provam que São Paulo nunca foi nem será o túmulo do samba.

    ResponderExcluir